30/07/2021

5 dicas de estratégias para Day Trade

Você já ouviu falar do Day Trade? Conhecido no mercado financeiro com o nome em inglês, nada mais são do que investimentos que são abertos e fechados no mesmo dia.

Antes feito apenas por profissionais do ramo financeiro, se tornou uma modalidade de investimento disseminada por todo o mundo e de fácil acesso.

Essa manobra pode ser feita com apenas um investimento ou vários. Tirar vantagens de pequenos movimentos financeiros pode ser um jogo muito lucrativo se é feito da maneira correta.

Uma grande vantagem é que é um tipo de investimento que não requere experiência: é só seguir as melhores estratégias, ter paciência e arrasar com seu day trade.

1. Conhecimento é poder

Além dos conhecimentos básicos de investimento, para ser um bom “day trade” você deve estar sempre antenado com as últimas notícias tanto de mercado como as políticas e econômicas – em resumo, todas as notícias que podem afetar o mercado financeiro.

Quanto mais alerto você estiver, mais chances de prever o que pode acontecer com uma ação.

2. Defina quanto você quer gastar

Primeiro veja quanto você está disposto a colocar em cada investimento. Para que tenham em conta, a maioria dos investidores usam no máximo entre 1-2% de seu capital em cada investimento.

Uma das dicas mais valiosas que os expertos de day trade oferecem é que você coloque pouco dinheiro em variadas ações – de acordo com seu conhecimento -, abrindo e fechando em minutos ou, no máximo, algumas horas.

3. Comece de maneira inteligente

Se você é um iniciante no day trade, comece com poucas ações durante um dia de investimento. As recomendações são: focar entre uma e duas ações, assim você não começa com a cabeça cheia de movimentações em paralelo. Vá com calma e inteligência, pensando bem em seus movimentos.

4. Tempo é dinheiro…E conhecimento!

Com algumas ferramentas importantes dentro da plataforma de investimento, como a conhecida stop-loss, você limita suas perdas e define até onde irá. A vantagem de usar essa ferramenta é garantir o preço de perda, ou seja, quanto de seu capital você está disposto a perder.

As ferramentas de limites – inclusive a contrária, chamada take-profit – te dará mais precisão, independentemente se você define seu preço de compra ou de venda.

Outro ponto muitíssimo importante é que uma boa estratégia rentável não necessariamente significa que você ganha o tempo todo. Inclusive muitos investidores ganham em 50% a 60% de suas operações. Isso porque eles ganham mais em alguns investimentos do que perdem em poucos.

5. Fique tranquilo e siga seu plano

Nunca se esqueça: o mercado financeiro é extremamente volátil. Tudo o que acontece dentro dele é passível de mudar em segundos, para bem ou para mal. Não se deixe afetar e contenha seu estresse, planeje suas decisões e se mantenha calmo.

Como um bom day trader, você tem que mover rápido, mas isso não significa que você tem que pensar na mesma velocidade. Isso porque com todos os pontos mencionados acima, você já terá pensado sua estratégia antes, analisado o mercado e terá a disciplina necessária para se manter no seu plano.

O mais importante é seguir seu plano antes de perseguir seu lucro. Não deixe suas emoções entrarem no meio – sabemos que é difícil, mas o importante é tentar – e siga o famoso mantra do day trade: “planeje seu investimento e invista no seu plano”.

Leia mais sobre: Psicologia do investimento: 5 dicas que você não pode ignorar.

Conheça, a partir daqui nossa plataforma de investimentos e comece a operar utilizando as nossas e sua estratégia!