No mundo financeiro, quando pensamos nas eleições lembramos em como a mudança de um governo pode afetar o mercado, ainda mais tendo como exemplo as eleições passadas. Por isso, essa eleição totalmente polarizada nos trouxe a oportunidade de investir usando como inspiração outras experiências ao redor do mundo.
Mas o que é a polarização?
A polarização política é quando a sociedade se divide, majoritariamente, em dois blocos de opinião. Em 2022 a divisão está entre eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL) que diretamente apresentam opiniões políticas antagonistas e por isso, dependendo de quem seja eleito as mudanças em nível global afetem imediatamente ou gradativamente a economia frente ao dólar.
E o que esperar dos resultados?
Não é possível afirmar o que acontecerá exatamente quando finalizadas as eleições, mas estudando fenômenos parecidos na América Latina e como se comportaram com suas mudanças de governo, é possível assumir qual o possível rumo as eleições podem ter.
Por exemplo, caso as tendências continuem, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assuma a presidência novamente, é possível esperar que aconteça o mesmo que aconteceu nos países a seguir, uma nova movimentação no dólar.
A Colômbia por exemplo, quando foi apurado que o novo presidente seria Gustavo Petro, dia 19 de junho, em um mês houve um salto no valor do dólar de 23%, conforme indica o gráfico abaixo:
Outro exemplo seria o Chile, que em quatro meses após a mudança do governo teve um aumento de mais de 35%:
E se olharmos por um período ainda mais extenso, a Argentina demonstrou um aumento de mais de 225% de setembro de 2019 a setembro de 2022:
Como foi possível observar, existe uma conexão muito grande entre a mudança de um governo e a flutuação dólar, e que é reforçada ainda mais quando essa mudança passa a atender uma posição política oposta à anterior, o que reforça o tamanho desta oportunidade! É o momento perfeito para aproveitar esses dados e preparar sua conta para investir com os resultados.
Agora que entendeu o que esperar das eleições, por que não preparar sua conta para os próximos movimentos que estão por vir?!