O cobre se popularizou nos últimos anos, principalmente pela sua versatilidade em diversos setores e, por isso, foi apelidado de “novo petróleo”.
Nesse artigo vamos destrinchar quais são as principais características do mercado para esse metal, quais os influenciadores sobre seu preço e como você pode investir no metal e começar a lucrar com a indústria.
Demanda em crescimento
Como dito anteriormente, o cobre tem múltiplas utilidades dentro de várias indústrias e graças a isso é possível presumir que cada vez mais seja necessário oferta do metal, tanto que é esperado haja um crescimento de 50% na mesma até 2040.
Mas para que essa demanda cresça de acordo ao esperado, é importante que sua mineração também aumente. Seria necessário novas minas ou a amplificação de ferramentas da indústria para maior proveito da mineração.
Porém no ritmo e cenário atual ainda se prevê a escassez de 6 milhões de toneladas. Principalmente por países como Peru, que enfrentam pressões sociais e políticas que afetam a extração do cobre.
Outra tática que poderia ajudar a atender à demanda, seria aumentar a capacidade de reciclagem do cobre. Essa saída auxiliaria no possível estancamento da demanda do metal, mas mesmo essa alternativa não permite eliminar a escassez. Somente com o investimento em novas ferramentas isso seria possível.
Sobre a escassez
A escassez do metal pode elevar seus preços, assim como trazer a desaceleração na aplicação e adoção por tecnologias limpas.
Esse fator se agrava ainda mais com a possível recessão prestes a alcançar as principais economias do mundo, que estenderia ainda mais os preços elevados.
Porém a hipótese mais provável nesse cenário, é a que se aplicariam novos investimentos para o metal, mesmo que houvesse uma lentidão em obter o crescimento desejado.
Por isso, mesmo com a preocupação em relação a demanda é possível pensar em maneiras de obter lucros investindo no setor do cobre. Mesmo que ainda existam riscos no processo, sua demanda e crescimento necessário para o setor o asseguram opção válida.
Como investir cobre?
É possível investir diretamente na matéria-prima, porém o cobre não está relacionado apenas a esta opção, permitindo alcançar empresas e setores em que o metal tem maior relevância.
Através desta estratégia é possível minimizar ainda mais os riscos. Aproveitar-se do crescimento dos setores relacionados, já que o metal se vincula com as empresas com maiores lucros.
Principais empresas relacionadas ao cobre
- Vale S.A
A empresa brasileira se localizada no Rio de Janeiro, especializada na exploração, extração e refinamento de minerais e metais. A Conta com os melhores resultados de Outubro de 2022 a Janeiro de 2023. Contando com um aumento de quase 50% em sua valorização.
- Rio Tinto Group
Com sede em Londres é especialista na exploração, extração e processamento de minerais e metais, como ferro, cobre, ouro e diamantes. A empresa teve com um crescimento de 40% desde Outubro de 2022 a Janeiro de 2023.
Se o mercado de metais te interessou, veja nosso último artigo sobre ouro e as possibilidade de investimentos diversificados.