2022 foi um ano muito complicado financeiramente para parte das grandes empresas do mundo, superando inclusive o ano de 2020 com os desastres da pandemia.
Separamos três empresas que tiveram um 2022 abaixo do esperado e por isso perderam parte da sua visibilidade, mas que este ano irão superar seus números.
Perspectiva mundial
De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), no ano de de 2022 houve uma perda mundial de 2,2 trilhões de dólares na produção de capital.
Trazendo um panorama, o PIB do México no mesmo ano foi equivalente a 1,2 trilhões de dólares, ou seja, a perda mundial foi equivalente a quase o dobro da economia mexicana. Não víamos uma perda desta magnitude há décadas.
E observando o mercado de ações, a queda em 2022 foi muito maior. Uma vez que, de acordo com estimativas, houve uma queda no valor de capitalização de mercado de quase 20 trilhões de dólares.
Além de um complexo ajuste no sistema financeiro que trouxe perdas a todos os mercados e que também antecipou a recessão econômica, que ainda não está clara se será leve ou não.
As três empresas mais promissoras de 2023:
Tesla
Na primeira segunda-feira de 2023 a empresa reportou um recorde de produção e entregas de carros elétricos no quarto trimestre. Mesmo assim, não atingiu as expectativas de Wall Street, graças aos constantes problemas de logística e diminuição na demanda graças aos aumentos nas taxas de juros e medo da recessão.
A empresa é atualmente a fabricante de automóveis mais valiosa do mundo, e entregou 405.278 carros nos últimos três meses de 2022, de acordo com dados da Refinitiv.
Previsão de preços das ações
36 analistas ofereceram previsões para a Tesla, indicando um preço médio de USD 250, uma alta de USD 450 e baixa de USD 85. A estimativa média representa um aumento de +131,33% em suas ações, partindo de seu último preço de USD 108,07.
Amazon
A grande aposta que a Amazon fez em 2019 com os carros elétricos da Rivian saiu caro para a empresa, uma vez que a fabricante, desde que saiu à Bolsa de Valores em 2021, seu valor foi reduzido em um quarto.
Por isso, analistas indicam que a queda de mais de 50% durante os três primeiros meses do ano repercutiu tanto nas contas da Amazon, é precisamente consequência da supervalorização que a empresa teve em seu IPO.
Ao mesmo tempo, o serviço de nuvem Amazon Web Services (AWS) aumentou 32% suas vendas, alcançando os 58,718 milhões de dólares. O AWS é a maior aposta para o futuro da empresa, além de já estar consolidado no mercado superando seus concorrentes Azure (Microsoft) e Google Cloud.
Previsão de preços das ações
46 analistas ofereceram previsões para a Amazon.com, indicando um preço médio de USD 135, uma alta de USD 165 e baixa de USD 80. A estimativa média representa um aumento de +57,29% em suas ações, partindo de seu último preço de USD 85,83.
Netflix
Depois do crescimento inegável durante a pandemia, a empresa passou por momentos difíceis. Combinando as comparações de seus anos anteriores e a redução no seu crescimento, a empresa enfrentou uma perda de quase 1,2 milhões de usuários nos primeiros seis meses de 2022. Porém a Netflix pode estar rumo ao seu maior número de inscritos e maiores lucros.
No terceiro trimestre de 2022 a empresa conseguiu 2,4 milhões de usuários novos, o que fez com que as Ações da empresa disparassem mais 25%. E mesmo com a tendência de queda para o mercado e a incerteza econômica, os investidores consideram um crescimento no futuro da plataforma.
Previsão de preços das ações
36 analistas ofereceram previsões para a Netflix, indicando um preço médio de USD 312,50, uma alta de USD 405 e baixa de USD 200. A estimativa média representa um aumento de +4,19% em suas ações, partindo de seu último preço de USD 299,92.
Conheça também a empresa argentina Globant, em nosso último artigo.