19/10/2022

O pós-debate entre Lula e Bolsonaro é uma oportunidade de investimento

No último domingo (16) os dois candidatos à Presidência do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), participaram do primeiro debate do segundo turno das Eleições 2022. Através da performance dos candidatos e análises econômicas, duas oportunidades de investimento se destacaram claramente. Descubra quais:

PETROBRAS

Essa janela de oportunidade se abriu justamente entre os dois elos políticos que ambos representam, onde o candidato do PT, mais voltado à Esquerda, se coloca contra a privatização da empresa, inclusive alegando ‘ser uma loucura privatizar a maior empresa do Brasil’. Já Bolsonaro, totalmente a favor da privatização da empresa, visa expandir o capital e investimento na empresa petrolífera e com isso girar o capital do país.

Esse discurso, por mais que tenha sido reforçado no último debate, já era esperado e refletiu no dia seguinte ao primeiro turno, como podemos ver no gráfico abaixo:

O gráfico mostra os valores das ações da empresa no dia 30 de Setembro de 2022 e em seguida, após o anúncio de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro na abertura do mercado (03 de Outubro) teve um aumento de 10%. O que foi um favorecimento àqueles que já no primeiro turno previam a ascensão das ações. 

O mesmo movimento é esperado para o segundo turno, ainda mais agora, no momento em que os candidatos se sentem quase que em obrigação de demonstrar seus planos e defender pontos de defesa à economia. A cada pequeno discurso e comentário pode ser efetivo para uma nova movimentação nas ações da Petrobras e por tanto oportunidades de lucro consecutivas.

DÓLAR

Não é de hoje que o mercado estadunidense reage a eventos externos, por exemplo com a inflação na Europa, a baixa de consumo na China e até mesmo com os temores da recessão global. Essa reação constante traz ao dólar uma volatilidade imprescindível para nós investidores, visto que ao antecipar quais possíveis eventos trarão uma nova mudança na moeda americana, podemos nos jogar ao mercado para termos maior lucratividade.
Os resultados das eleições claramente serão um destes eventos. Não apenas pela polarização, que explicamos em outro artigo, como também pelo impacto entre aliados internacionais e a forma de comércio que pode ser totalmente repensada a partir do resultado do dia 30 de outubro.

Por exemplo, durante a segunda-feira (17) a libra esterlina teve um aumento em seu preço frente ao dólar, após o anúncio do recém assumido Ministro de Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, com descarte dos cortes tributários anteriormente anunciados pela primeira-ministra Liz Truss, além de sinalizar o encerramento mais rápido dos subsídios de energia. 

Em um movimento parecido, o dólar pode se ver afetado, seja pela influência de um fortalecimento do Real ou de outras moedas parceiras do Brasil, após os resultados das eleições no próximo dia 30 de Outubro, o que reforça esta oportunidade.

A Tradear.com está ansiosa pelos resultados das Eleições 2022 e as oportunidades que estão por vir, continue acompanhando nosso blog por mais novidades e dicas de investimento. 

Até a próxima.