05/12/2019

Alibaba: como ganhar dinheiro com a chinesa?

Em 1999 surge a plataforma de comércio eletrônico, Alibaba. Fundada por Jack Ma, a empresa oferece facilidade e infraestrutura digital entre o comércio e o consumo.

Dentro do grupo Alibaba podemos destacar a própria plataforma Alibaba, site de atacado internacional dedicada ao business-to-business e a já conhecida pelos brasileiros AliExpress, plataforma de atacado e varejo voltado a pessoas físicas.

A empresa se forjou na ideia fundamental de que a internet elevaria o campo de jogo se ajudasse os pequenos comerciantes chegarem à inovação e tecnologia para crescerem e perpetuarem seu comércio, primeiramente em escala local para chegarem, em pouco tempo, a um nível global de sucesso – e conseguiram.

AliExpress e o mercado brasileiro

Apesar de que o Grupo Alibaba seja uma gigante do comércio e da tecnologia, para o consumidor brasileiro a bola da vez – há muito tempo – é a AliExpress. Ela possibilitou uma comunicação e consequentemente vendas muito mais ágeis de um mercado que gerava uma leve desconfiança por parte do brasileiro.

A AliExpress começou a operar no mercado brasileiro em 2014, mas por ser um serviço totalmente digital de um comércio que não era tão familiar ao consumidor brasileiro, a empresa apesar de enorme no mercado internacional.

A longa demora na entrega, medo de impostos e taxas por importação e qualidade dos produtos eram pontos que assustavam o cliente. Aos poucos a plataforma passou a ser mais conhecida, para finalmente abrir as portas aos brasucas. Em setembro deste ano, juntamente com a processadora de pagamentos brasileira, Ebanx, a AliExpress abriu sua primeira loja no formato pop-up no Brasil – e a segunda do mundo.

A primeira foi aberta em Madri, na Espanha, e seguem a mesma toada: uma loja temporária, que existe em primeiro lugar, para criar empatia com o consumidor local.

Além disso, a plataforma é especialista em inovação tecnológica e banco de dados, e trouxe isso para a loja física instalada em Curitiba.

A cada pessoa que entrava na loja ou escaneava os produtos, foram monitorados, principalmente, para a criação de perfis de consumo.

Por que tanto sucesso da Alibaba?

Listamos abaixo alguns dos motivos pelos quais a Alibaba é uma gigante do comércio global – além de uma excelente opção de investimento.

Você pode ler mais sobre estratégias de investimentos em: 5 dicas de estratégias para Day Trade.

1. A economia de consumo da China vem de vento em popa

Dados sugerem que a economia de consumo da China, que desacelerou significativamente em 2018 e no início de 2019, se acelerou em escalas altíssimas em meados de 2019. Esses dados incluem a melhoria do índice de confiança do consumidor, além do crescimento nas vendas no varejo e dos dados comerciais do país.

2. As tensões comerciais importam…,mas não tanto

Mesmo que nos últimos nove meses estejamos vivendo uma guerra comercial entre China e Estados Unidos, o mercado se movimenta e também pressiona os líderes mundiais. Assim, a tendência é que esta tensão entre os dois países diminua gradativamente, ao mesmo tempo que acordos comerciais facilitam cada vez mais o comércio.

3. Abertura global

Este ano a empresa também anunciou que abrirá ainda mais suas portas ao mercado internacional. Além da possibilidade de consumo em quase todos os países do mundo, ela possibilitará que vendedores norte-americanos coloquem seus produtos a venda na plataforma. Com campanhas de sucesso, como a “Black Friday chinesa” que em 96 segundos de promoção havia faturado 1,4 bilhões de dólares, a empresa se afirma e cresce em escalas galopantes dentro do e-commerce mundial.

Se você quiser conhecer mais sobre investimentos e casos de sucessos de companhias dentro do mundo financeiro, participe da Conferência Premium by Tradear.com.