Os mercados seguem em plena turbulência nesta semana por conta da pandemia do coronavírus.
Após o comunicado da Organização Mundial da Saúde, o coronavírus (convid-19) foi categorizado como pandemia e o mercado foi contagiado pelas quedas bruscas em praticamente todos os ativos.
Embora a doença ainda esteja em fase de estudos por parte de especialistas de todo o mundo, em meio à muitas desinformações uma coisa é certa: o coronavírus contagiou o mercado financeiro em velocidade galopante.
Então, enquanto estamos no olho do furacão das incertezas, joguemos com o certo: o mercado financeiro caiu, as bolsas de valores fecharam e oportunidades seguem aparecendo.
A bolsa de Nova York, por exemplo, caiu 12%, a maior queda desde 2008. A maior do Brasil, o Ibovespa atingiu os assustadores 14,52% somente nesta quinta-feira, 12, ocasionando no fechamento temporário pela segunda vez no mesmo dia.
Listamos aqui como, no meio do surto do coronavírus, pode-se encontrar inúmeras oportunidades:
1. Nem tudo que cai é ruim
A máxima se aplica para quase tudo, mas no caso dos investimentos feitos com Contratos por Diferença (CFDs), não é bem assim.
Certamente quem opera só com a parte da “compra” do mercado, ou seja, comprou um pouco mais caro e hoje está perdendo muito dinheiro, está sofrendo.
Isso porque os valores de quase todos os ativos financeiros caíram de forma vertiginosa nas últimas semanas.
Agora, no caso de quem investe com CFDs a história muda: com a possibilidade de operar em compra ou venda, essa modalidade te dá a chance de entrar em venda, ou seja, você investe na queda do mercado.
Vejamos por exemplo, em uma operação da Tradear.com: nosso cliente entrou em venda e seu lucro chegou aos US$ 143.500 dólares.
2. E nem tudo que reluz é ouro
Certamente no mercado financeiro o ditado pode valer. No caso do coronavírus, seguramente não.
Os chamados ativos de refúgio são conhecidos por serem investimentos mais seguros e que tendem a não desvalorizar com rapidez, ou seja, possuem mais estabilidade em seus preços e seus rendimentos tendem a ser contundentes em momentos de crise, como a que estamos vivendo.
Podemos destacar um importante e as vezes esquecido ativo de refúgio que são os pares de moedas: o par USD/JPY é um dos ativos que está recomendado como forte compra.
Isso porque o dólar, em meio a todo a esse cenário está se fortalecendo: vide você, meu amigo, que quer chorar com o dólar batendo os R$5.
3. Pense no futuro!
O pensamento a longo prazo é um ponto que sempre destacamos aqui.
Embora se possa ganhar (e muito, como vimos na imagem acima) com as oportunidades que acontecem literalmente da noite para o dia, também é importante pensar a longo prazo e que alguns ativos podem ser uma ótima opção pra isso.
4. As ações em seu pior momento: baratíssimas
O mercado se contagiou com o coronavírus e muitas das ações caíram a preços ínfimos. Como indicamos no ponto 1: com a venda também é possível fazer muito dinheiro.
Ou seja, com o preço de algumas ações chegando a valores baixos, você pode separar uma parte de seu dinheiro para comprar ações agora baratas.
Dessa maneira, quando o mercado se recuperar (só o tempo dirá), você poderá ter lucros altíssimos.
5. Prepare seus portfólios pra lutar contra essa doença
A diversificação de seus investimentos sempre será um ponto importantíssimo.
A ideia principal neste cenário caótico no qual nos encontramos é justamente a mesma: diversificando seus investimentos e colocando um pouco em diferentes tipos de ativos, você terá mais chances de ganhar em cima dessas oportunidades.
***
Para finalizar, marco aqui uma oportunidade que tem aparecido cada vez mais forte: operar com o petróleo ou o gás natural nestes tempos tem sido muito vantajoso para os investidores.
Se quiser ler mais sobre conflitos e lucros, veja nosso artigo sobre Guerra iminente, petróleo e potências.
Acima de tudo, o mais importante é estar atento com as oportunidades que o mercado financeiro nos apresenta. Mesmo quando tudo está na pior, há esperança e oportunidades para todos.
E você, está pronto para não deixar passar as oportunidades que o mercado te oferece?