05/03/2020

Dá pra ganhar sem jogar a Libertadores?

Brincadeiras a parte, classificando ou não, dentro do maior torneio de futebol da América Latina quem ganha também é você.

Começou agora dia 3 de março a fase de grupos da Copa Libertadores da América.

A Copa Libertadores é, sem dúvidas, o torneio mais importante do futebol da América Latina.

Ao mesmo tempo, o verdadeiro fluxo de caixa do campeonato não vem das entradas dos jogos, se não as marcas que estão atreladas à competição, aos clubes e no fim último, aos jogadores.

Sempre foi obsessão?

Embora nossa paixão pelo futebol e especificamente por todas as emoções que a Libertadores nos proporciona, isso nem sempre se aplicou para o quesito dos patrocinadores.

Foi apenas em meados dos anos 80 que os clubes começaram a se interessar em colocar marcas em seus uniformes, por exemplo.

A partir dessa revolução no campo do marketing e do futebol que hoje vemos o ápice dessa relação com benefícios para ambos lados.

Vários dos uniformes dos campeões do continente terminaram imortalizados e muitas vezes pela marca patrocinadora, como o River da Quilmes de 96, o Palmeiras da Parmalat de 99 entre outros.

A Champions das Américas

Um dado curioso sobre os patrocinadores do torneio é que desde 2018 a Libertadores criou um plano de ação com duas linhas de frente: aumentar os recursos – ou seja dinheiro – e a visibilidade das marcas das patrocinadoras, que antes se limitavam às placas no campo e algumas propagandas.

Dentro dessas regras, as emissoras de televisão que transmitem os jogos foram obrigadas a passarem propagandas das patrocinadoras nos intervalos. Ao mesmo tempo que as empresas não pagam extra as emissoras.

Inclusive a odiada (por alguns) final única, também é um excelente momento para promoverem suas marcas.

Já que, com apenas uma final a concorrência entre as patrocinadoras aumenta. E em consequência, o cash.

Portanto, com as novas regras estipuladas, as rendas para as marcas patrocinadoras sobem vertiginosamente.

Quem são as marcas que jogam?

Listamos aqui algumas das marcas que fazem muito, mas muito dinheiro com a nossa queridinha Libertadores (ou Liberta pra alguns):

As esportivas

Adidas

A gigantesca esportiva alemã é uma das empresas de grande prestígio no torneio. Patrocinadora esportiva de vários clubes como Flamengo, Boca Juniors (que deu um fora na Nike agora em 2020), River Plate e Inter.

Puma

Também alemã, a Puma é uma marca que alcançou nos últimos tempos muito prestígio no cenário futebolístico mundial.

Atualmente ela patrocina clubes como LDU Quito, Palmeiras e Peñarol.

Nike

A enorme norte-americana é uma surpresa para a edição de 2020 da Libertadores. Antes uma enorme nos clubes de toda a América Latina, a Nike foi perdendo espaço ante as outras esportivas no mercado.

Obviamente é uma empresa que segue com altíssimo prestígio, mas que no campo do futebol aos poucos perde espaço para outras. Por exemplo nesta edição da Libertadores, a empresa só possui uma representação: o Alianza Lima.

E as que mandam

Inegavelmente algumas empresas possuem um plus na visibilidade.

Embora as marcas esportivas sejam importantes no que ronda o mercado financeiro e o fluxo de dinheiro em si, sem dúvidas outras empresas possuem maior participação em eventos esportivos.

Amstel

Amstel apresenta campanha para a Libertadores

De galera ou sozinho. Quase todo mundo que torce tem uma cerveja na mão.

Todos conhecemos a marca de cerveja e sua importância na Libertadores. É a empresa patrocinadora oficial da competição, e inclusive mudou o logo da marca para comemorar o torneio.

Marca que faz parte da Heineken, que também é a patrocinadora da Champions League, a empresa se destacou por unir duas paixões dos brasileiros e latino-americanos em geral: a cerveja e o futebol.

Se você quer conhecer mais sobre as oportunidades da Heineken no mercado, leia nosso artigo: Descubra como a Heineken te pode trazer felicidade.

MasterCard & Gatorade

A processadora de pagamentos e a Gatorade – parte do grupo Pepsi Co – são outras marcas que fazem parte do grande mundo futebolístico e possuem papéis diferentes.

A MasterCard é uma patrocinadora mais silenciosa do torneio. Claramente que ao mesmo tempo deixa no escanteio outras enormes, como Visa, e estampa em todos os lados o nome da marca.

Gatorade ao mesmo tempo tem uma visibilidade clara: quando qualquer jogador ou pessoa do quadro técnico vai tomar aquela aguinha pra hidratar, o nome tá ali, estampado.

Tem que ganhar com alma e o coração

A verdade é que existem momentos chaves dentro do mercado e dos anos de todos os habitantes da América Latina que é a época da Libertadores da América.

É claro que muitas marcas se beneficiam enormemente com o torneio, e é uma excelente oportunidade para que você também tire proveito dessa época.

Nem todos os torcedores que nos leem se classificaram para o campeonato, mas mesmo você que ficou de fora ou caiu (acontece até com os melhores…) pode ganhar com o mercado que move a Libertadores.

1 Comentários

  1. Patricia 10/03/2020 at 19:19

    Love it!!! Eu amei conhecer os patrocinadores do torneio. 😀

Comentários estão fechados.