02/04/2020

O que você deveria estar fazendo com o seu dinheiro?

A gente sempre se pergunta sobre o que deveria estar fazendo.

Sair pra correr, ou pro bar, visitar o parente, ir viajar. Nos questionar sempre faz parte do pacote de viver em sociedade.

Porém, em alguns momentos, a gente se questiona ainda mais porque toca o bolso. Ou bate aquele medo.

Aliás, que você deveria estar fazendo? Mas o que você deveria estar fazendo com o seu dinheiro?

Decerto estamos vivendo uma época muito confusa e caótica. Independente se você acha que tudo é uma tempestade em copo d’água ou o apocalipse desenhado.

O mundo entra desde o ano passado em uma recessão econômica e isso irá afetar de qualquer maneira as nossas vidas e a nossa carteira.

Não é estranho se perguntar em meio a isso tudo o que deveríamos estar fazendo. Certo?

Inesperadamente você se depara com notícias catastróficas, ou vê que seu amigo que tinha tudo organizado e planejado agora não tem mais dinheiro pra pagar o empréstimo do restaurante que abriu.

Pois bem, o que você deveria estar fazendo?

Sem perder a seriedade do momento que estamos vivendo, separei para este artigo alguns pontos para você que procura um respiro em meio a esse tsunami de informações, e que também sabe ser realista perante tudo o que está acontecendo.

1. Eu não tenho dinheiro guardado, e agora?

Uma época de recessão econômica é daqueles momentos ideais para ter uma poupança, sobretudo se você é do tipo de pessoa que se organiza muito. Mas quem esperava por uma trava como essas na economia? 

De acordo com nossos especialistas, o melhor a se fazer é (re)direcionar seu dinheiro.

Refaça suas contas do cotidiano e pense para onde todo o seu dinheiro ia.

Depois, separe-o mentalmente e o distribua novamente: pode ser em investimentos a longo prazo, pagar as contas atrasadas. Você escolhe!

2. Até quando vai durar essa crise?

Primeiramente, respire fundo. Momentos de recessão tendem a parecer mais estressantes do que realmente são. 

Ninguém sabe quanto tempo irá durar, e as estimativas sempre são mais longas. A tendência em uma crise é que o pior momento seja nos meses de início e depois chega a recuperação.

Portanto, se planeje bem e seja sagaz antes de mais nada. Mas agora um ponto ótimo em meio a tudo isso:

Os nossos hábitos financeiros tem melhorado muito ao longo dos anos, e desde a crise financeira de 2008, por exemplo, todos nós já temos mais noção do que esperar. Então, siga investindo em você e em sua família.

Se tem uma coisa que sabemos bem é que brasileiro sabe se reinventar como ninguém.

A criatividade sem limites… pode até te relaxar!

3. Se inscreva em cursos online

Pois é, por essa você não esperava. No meio da pergunta “o que você deveria estar fazendo”, uma delas é: pensando no seu futuro. 

Os cursos online melhoraram muito ao longo dos anos, tanto nas plataformas como na quantidade de cursos oferecidos por aí.

Escolha um que te agrade, leve a sério. É impressionante como ficamos mais felizes depois de uma boa dose de conhecimento.

Aqui mesmo na Tradear.com, temos uma enorme e excelente seção de cursos educativos sobre finanças, você sabia? Tem muita coisa boa esperando pra ser aprendida! E no nosso caso, até divertida.

4. Não se desespere, foco no futuro!

Inegavelmente uma hora chega o susto. E agora, como vou me organizar? Uma coisa muito importante – sem correr o risco de ser tão piegas -, é: cuide de sua mente. 

Poucas pessoas se dão bem agindo no desespero. Pense bem, leia muito e tente ser o mais pragmático possível quando for pensar no que deveria estar fazendo com o seu dinheiro. 

Diversifique seu dinheiro em bons portfólios, em investimentos duradouros, se quiser, um pouco na poupança (um pouco porque ela não tá valendo muito ultimamente) e também em coisas que você goste. 

Ajuste suas prioridades e fique calmo.

5. Tem coisa boa acontecendo no mundo

A menos que o mundo acabe amanhã (talvez nem assim!) hoje ainda terão coisas boas acontecendo.

É normal pensar que só tem coisa ruim acontecendo, mas não é verdade.

Tem muita gente do bem fazendo coisas lindas, a gente só tem que saber achar. Tem coisa legal para se fazer, e boas notícias correndo por aí.

Mas para esse primeiro passo, te passamos aqui algumas:

  • Pessoas estão ajudando pessoas como nunca foi visto: existem vários grupos se unindo e criando redes de ajuda aos mais vulneráveis, doando alimentos e itens necessários. Conheça mais aqui.
  • E se você quiser doar, busque algumas instituições, como essa.
  • A maioria das TVs a cabo estão liberando conteúdo por aí. Olha só aquela chance de conhecer um canal que nunca tinha pensado!
  • Em caso de estresse, veja vídeos fofos. Quem nunca riu com um vídeo de um filhote de cachorro?

Se você tiver mais curiosidade e quiser ler sobre prosperidade de alguns setores da economia, leia nosso artigo aqui.

Finalmente, o que esperamos neste artigo foi também te passar algumas palavras de força para esse momento.

Muita coisa está acontecendo e devemos nos cuidar. Mas, principalmente, definir o que queremos e o que deveríamos estar fazendo. Aqui na Tradear.com nós queremos te ajudar!