20/02/2020

7 dicas importantes pra você não deixar o bloco passar

O carnaval é o verdadeiro ano novo do brasileiro. Quais são as suas metas para que o seu dinheiro não acabe na quarta-feira de cinzas?

Todo mundo fala que o ano só começa depois do Carnaval, não é? Mas se você começou o ano gastando tudo a torto e a direito e não se planejou direitinho com as finanças, na quarta de cinzas o dinheiro já virou…cinza.

Listamos aqui abaixo dicas importantes para você não deixar o bloco passar e manter suas metas para esse 2020 que ainda nem começou.

1. Divida todos os seus gastos por categorias

Já que precisamos controlar nosso dinheiro para todo o ano, é importante em primeiro lugar, escrever todos os gatos diários. Não deixe nem o salgado da padaria de fora dessa lista!

Finalmente a gente coloca tudo em categorias: aluguel, contas do mês, comida e a gasolina…Já separa também seu dinheiro pro bloquinho e pro feriado do Carnaval.

Se você precisa de mais dicas pra se planejar, você pode ler nosso artigo de Planificação Financeira para 2020 aqui.

2. Defina suas metas!

Não adianta dividir todas os gastos se a gente não sabe onde quer chegar com o nosso próprio dinheiro.

Quando definimos nossas metas (ou sonhos), colocamos um preço em nossos objetivos. Seja um carro, uma viagem ou deixar pago a escola dos filhos por todo o ano.

Ou também o bloco, a viagem inesperada de carnaval, o bar do domingo. Não importa qual seja sua meta, o importante é defini-la e chegar lá.

3. Seu dinheiro virou cinza antes do Carnaval?

Da mesma forma que fazemos planos e planos, as vezes o inesperado acontece.

Saiu de manhã achando que ia comprar pão e caiu num bloquinho da Pompéia? Quem nunca.

O importante é que você controlar bem suas dívidas. Não crie mais além das que já tem, pense bem em como e quando irá pagá-las.

Veja por exemplo umas dicas importantes da Julia Fiux pra você controlar bem esse seu ímpeto carnavalesco:

Dicas para economizar no Carnaval

4. Seja inteligente com seu dinheiro – e procure ajuda pra isso!

Você sabe o que é educação financeira? É aprender mais sobre onde você coloca seu dinheiro, as promessas em falso, as pegadinhas do banco.

Repito: não importa onde você quer chegar com seu dinheiro, afinal, o importante é o caminho que você vai percorrer.

Muitas pessoas sem pensar muito colocam seus dinheiros em títulos de capitalização que o gerente do banco ofereceu ou “naquela oportunidade incrível que minha vizinha me mostrou que não é pirâmide”.

A pior parte é que muitas pessoas veem, por exemplo, um curso de educação financeira como um gasto, não como um investimento para seu próprio conhecimento.

Se você não quer gastar com isso, uma dica de ouro: está cheio de podcasts e vídeos no YouTube que podem te ajudar (e são de graça!).

5. Uma parte vai pra renda fixa

“Meu sonho é um dia viajar pros Estados Unidos” ou “Daqui 5 anos eu quero passar em Olinda”. Tudo isso é genial, se você se programar com seu dinheiro, certo?

Mas todo mundo já sabe que poupança é coisa do passado (e dinheiro que não rende nada).

Então sabe aquele sonho que você tem para planos a longo prazo? Enfim, tem muita opção pra títulos públicos e investimentos a longo prazo pra quem quer ver o dinheiro render, como você pode ver aqui.

6. Outra pra variável

A renda variável são os investimentos feitos a curto prazo, por exemplo, em ações, que você não pode dimensionar o lucro no momento que coloca o dinheiro.

Mas não importa se você é mais muquirana com seu dinheiro, ou mais ousado. Os investimentos em renda variável te dão ótimos retornos rápidos.

São inúmeras as opções, e aqui na Tradear.com, por exemplo, você pode investir no que você mais gosta ou no mais lucrativo.

7. Caia na folia com tudo em cima!

A última dica é mais um desejo: caia na folia com todas essas dicas que te passamos, mas sobretudo, faça o esquenta em casa pra economizar no bloquinho e leve apenas o dinheiro contado pros seus gastos do dia.

Depois disso, você pode deixar seu dinheiro pulando carnaval sozinho com a nossa ferramenta de Social Trading, enquanto você vai descansar ou brincar no Carnaval e não ter que se preocupar com nada.

Você não quer terminar o carnaval com seu dinheiro nas cinzas né?