03/01/2020

Vida financeira: vamos planejar 2020?

Ano novo e todo mundo já tem suas resoluções. O ano se inicia e junto dele todos os planos para começar a academia, viajar mais e arrumar a vida financeira.

Não podemos começar a academia por você nem te comprar a passagem para seu destino dos sonhos, mas que tal planejar sua vida financeira para ter um ano (um pouco mais) tranquilo?

Listamos aqui alguns pontos para seu 2020 não começar só depois do carnaval.

1. Planeje, planifique e seja realista!

É difícil se manter no orçamento que fazemos para o ano. Não que seja difícil para todos, mas nem os mais metódicos as vezes conseguem levar a cabo o que planejam.

“Viver é melhor do que sonhar”

Já diria Belchior

De acordo com especialistas, o melhor é você definir suas prioridades antes de sair rabiscando números para seu orçamento.

Além disso, já antecipe que seu orçamento é tão flexível quanto você quer ser na academia: nada de ser super rígido com você mesmo.

2. Faça um fundo para emergências

Ninguém sabe o dia de amanhã, não é? Então sempre pense em deixar um dinheirinho guardado para situações inesperadas.

Esse dinheiro não é o mesmo que um dinheiro de poupança ou de aposentadoria. Ele está aí para te ajudar quando você precisar, e assim não se afundar em dívidas.

3. Dê um tchan no seu dinheiro

De acordo com comunicados do Ministro da Economia, Paulo Guedes, e também das previsões feitas para o mercado financeiro, a poupança perderá feio para inflação prevista para 2020.

Aproveitando que a taxa básica de juros – a famosa Selic – está no seu patamar mais baixo da história, a inflação anda mais ou menos estável, e a poupança está servindo só para quem deixa o dinheiro embaixo do colchão…Então, comece a pensar em como incrementar sua renda.

4. Pegue seu FGTS e joga lá…no seu futuro!

Se você foi um abençoado e vai conseguir ou já conseguiu sacar seu FGTS (aproveitando a nova modalidade lançada pelo governo), pense em usá-lo como um investimento.

A partir de 2020 o saque-aniversário do FGTS te deixa sacar uma parte desse fundo uma vez ao ano. Aproveitando os planos de sua nova vida financeira, que tal usar esse dinheiro e investir em alguma coisa?

***

Os dados lançados pelo IBGE no final de 2019 indicaram que o dobro dos brasileiros entrou no mercado financeiro, em relação ao que já estavam desde então.

Isso é um ótimo dado para pensarmos que as possibilidades de você comprar uma ação, investir no petróleo, na soja ou na Coca-Cola está cada dia mais fácil e acessível.

Aproveite essa onda de ano-novo, que você está doido para planejar coisas e seja tão sonhador como realista: defina suas metas e se movimente para consegui-las!

Aqui na Tradear.com te ajudamos a correr atrás de suas resoluções e melhorar sua vida financeira. Vem com a gente!