07/01/2020

Luiza Trajano: investidora analítica

Luiza Trajano
Luiza Trajano para foto da campanha do banco Santander, 2019.

Magazine Luiza: o sucesso vem de família

A origem da empresa remonta ao final dos anos 50 em Franca, interior de São Paulo, onde a “original” Luiza Trajano abriu sua primeira loja de presentes.

Sobrinha de Luiza Trajano, a também Luiza, neste caso, Luiza Helena – nossa investidora analítica -, começou com 12 anos trabalhando durante suas férias no balcão da loja.

Contando com a ajuda de familiares, a empresa foi ganhando enormes proporções nos anos seguintes. Com vinte anos de existência a empresa já contava com 30 unidades funcionando.

Comércio eletrônico muito antes dele existir

É curioso se pensarmos nisso, entretanto, a Magazine Luiza (antes de entrarmos na questão de sua magnitude nos tempos atuais) já era pioneira durante os anos 80 no Brasil.

Neste período, foi a primeira rede a implementar um sistema de computação em todas as suas lojas. Até o início dos anos 90, a loja passou por uma transformação e automação de toda a sua distribuição de produtos.

Foi nos primeiros anos desta década que a empresa também é pioneira no primeiro modelo de Loja Virtual, muito antes de existir o tal “e-commerce”.

Por causa deste projeto em 1991, a loja virou case de sucesso em uma disciplina de Harvard, nos Estados Unidos.

Quem é a protagonista?

Apesar do sucesso de anos dessa empresa, nosso artigo aqui trata especialmente da protagonista dessa trajetória de sucesso: Luiza Helena Trajano.

Luiza Helena Trajano, nascida em 1951 é provavelmente a empresária mais conhecida do Brasil.

Dentro de todas as suas ações extremamente pensadas e estratégicas para a empresa – que soma hoje quase 1.000 lojas pelo Brasil – talvez um dos destaques são sua visão minuciosamente analítica para os negócios.

De acordo com a Forbes sua fortuna é avaliada em US$ 3,5 bilhões de dólares. E foi por causa desta visão que levou a empresa no patamar que se encontra atualmente.

Humanização empresarial

Desde quando assumiu a empresa, Luiza Trajano trouxe o lado mais “humano” para todos os âmbitos empresariais, sem perder a planificação (e lucros). O pensamento principal é que melhora de um negócio não vem apenas de gastar rios de dinheiro em propaganda.

E a empresa vem há anos investindo primeiro na participação de seus funcionários de forma constante e intensa.

O que isso quer dizer?

Que não importa seu cargo na empresa, todos os funcionários devem ser embaixadores da marca, verdadeiros representantes da cultura empresarial.

E isso não vem “só” deles: a própria Luiza atende clientes, visita todas as lojas e escuta seus empregados.

O que isso tem a ver com ações?

“Primeiro faça o necessário, depois faça o possível e, de repente, você vai perceber que pode fazer o impossível”

Luiza Trajano

Como explicamos nos primeiros artigos sobre perfil de investidor ou investimento, esse tipo de pessoa possui uma visão que é extremamente analítica.

Aliás, desde o princípio da empresa, com sua tia e fundadora, mas, sobretudo com a própria Luiza.

Dona Luizinha, como é chamada carinhosamente, ela é um tipo de investidor que se guia pelos números e de maneira precisa.

Depois desse primeiro passo, começa a agir de forma muito racional com o capital investido. Também poderíamos chamá-la de investidora conservadora: o mote dela é segurança.

Ao passo que, através do planejamento minucioso feito por Luiza, inegavelmente podemos ver em números o quanto cresceu a empresa.

Como resultado, suas ações subiram 1.000% em 8 anos na Bolsa.

E você, tem um perfil como da Luiza?