24/07/2020

O que é o mercado financeiro? Filmes para relaxar e aprender neste fim de semana

Quando escutamos expressões como “mercado financeiro” ou “educação financeira”, podemos nos sentir com medo. Mas já sabemos que o medo muitas vezes vem do desconhecimento. 

Muitas pessoas ficam temerosas em aprender sobre finanças. Felizmente, a internet e o cinema nos facilitam muito na hora de aprender sobre o mercado financeiro. 

Selecionamos aqui alguns filmes que podem trazer mais conhecimento para você que quer entrar no mundo do mercado financeiro e ao mesmo tempo, fazer isso de forma mais acertada e responsável.

Vamos lá?

1. The Big Short

Além do excelente elenco e história, “A grande aposta” ensina muito sobre o mercado financeiro.

A crise de 2008 estava por acontecer, e quatro caras descobrem como ganhar dinheiro com isso.

No filme, eles se unem prevendo a quebra dos bancos norte-americanos. O filme além de ter recebido 5 indicações ao Oscar, é uma história real!

Surpreendentemente, os quatro investidores se juntam e resolvem apostar contra os gigantes do sistema financeiro: Lehman Brothers, JP Morgan, Goldman Sachs e Merryl Lynch.

O filme é genial não só por ensinar princípios básicos e interessantes de economia, mas como também mostra que há inúmeros lados dentro do mercado financeiro e é possível escolher vários e aprender a lucrar com eles – e não só quando está tudo indo bem.

2. Too Big to Fail (Grande Demais para Cair)

Esse filme também parte do princípio de ensinar sobre as finanças e o mercado financeiro de forma fácil e entretida.

Ao mesmo tempo, mostra como o governo dos Estados Unidos se une aos grandes de Wall Street para salvar a grandes empresas – e também deixar cair outras.

A mensagem do filme é muito boa para entender que no mundo das finanças é necessário fazer escolhas acertadas avaliando os danos e riscos; ao mesmo tempo, o salto de fé é indispensável para cumprir objetivos.

Leia também nosso artigo: 5 chaves para se tornar seu próprio chefe.

3. Pi: a ordem no caos

Deixamos por último esse filme que apesar de ser mais “cabeça”, é uma obra-prima para entender como a matemática se mistura com o mercado financeiro muito mais além das contas de lucro e perdas. 

A história mostra um gênio da matemática que utilizando o conceito do “pi”, busca encontrar um padrão numérico para replicar na bolsa de valores e assim prever as cotações do mercado financeiro.

Seria incrível, não?

PARA LEVAR…

Então depois dessa sessão pipoca e finanças para o fim de semana, que tal seguirmos investindo e aprendendo mais sobre o mercado financeiro juntos?

Você já completou a nossa sessão de Educação Financeira? Se ainda não, clique abaixo para começar ainda hoje.