Inflação e salário mínimo
23/01/2020

Inflação e salário mínimo em 2020: o que fazer para gerar renda?

A poupança empatou com a inflação e o salário mínimo anda na mesma…O que podemos fazer?

Todo começo do ano é a mesma coisa e já estamos acostumados. Os governos anunciam os valores da inflação (do ano anterior e a prevista) e o reajuste do salário mínimo.

É de acordo com a inflação que o salário mínimo aumenta ou diminui, e consequentemente, para que o poder de compra das pessoas não mude drasticamente – ou ao menos essa é a ideia -.

E no meio desse imbróglio, não há quem não se pergunte em como vamos fazer para pagar as contas, comprar a proteína, o leitinho das crianças…

Além de tudo, no fim de 2019 o Ministério da Economia também apresentou os números da poupança: ela não ganhou nem da inflação, e quem colocou o dinheiro lá, não só não ganhou como irá perder em 2020.

O que tem a ver inflação com a minha poupança?

Isso acontece porque as 3 perninhas do dinheiro estão ligadas: poupança, inflação e salário mínimo. Todos os anos a inflação varia (para baixo ou para cima), e por isso, o salário mínimo sofre reajuste.

Ele só é reajustado porque os preços de tudo que consumimos – comida, serviços, plano de saúde e até a loteria – dependem do valor da inflação e temos que continuar comendo, certo?

E no fim de toda essa ideia, você que queria guardar um dinheirinho no fim do mês, teoricamente jogaria ele na poupança.

Parou, parou, parou!

Entretanto, meu caro leitor, a poupança esse ano não rendeu nada. Pior ainda: rendeu menos. Ou seja, se você colocou seu dinheiro lá, ele infelizmente, não acompanhou a inflação.

Ganho real da poupança

Fonte: IBGE

Olhando o gráfico anterior, podemos ver que o rendimento de 2019 foi -0,05%. Surpreendentemente, seu dinheiro em 2020 vale menos do que o ano passado.

Carne, arroz, feijão.

Nada escapou da subida dos preços e com os valores que apresentamos no começo do texto, não é difícil ver que teremos que buscar alternativas para gerar renda e melhorar nossos ingressos.

E o que fazer para gerar renda?

Enquanto o dinheiro tá parado tem muita coisa se mexendo nesse mundo. Principalmente no mercado financeiro.

Não estou falando só de ações. Tem muita possibilidade para você que é mais conservador com seu dinheiro, ou para você que se joga mais nas oportunidades do mercado. Tesouro direto, CDB, mas também, a bolsa de valores.

Leia também nosso artigo sobre planejamento financeiro aqui.

Tem investimento pensando no futuro pra todos os gostos. Só não vale ficar parado, porque você já viu, a coisa aperta.

Portanto, conheça outras alternativas para seu dinheiro e vença essa barra que está sendo a inflação para todos os brasileiros. Vem, conheça e gere renda extra sem complicações.