13/12/2019

Peter Thiel: investidor intuitivo

O “padrinho” das start-ups

Peter Thiel, 2017.

Peter Thiel, investidor, empresário e cientista da computação teórico, famoso por seus “investimentos angelicais” em empresas de tecnologia, e principalmente, intuitivo.

Fundador do PayPal e o primeiro investidor externo do Facebook, Thiel investe constantemente em empresas de sucesso do setor de tecnologia em seus estágios iniciais de crescimento.

Atualmente, o empresário tem uma fortuna estimada em US$ 2,5 bilhões, principalmente de sua empresa Palantir e de seus investimentos no Facebook e Paypal.

Forjando seu caminho

Com apenas 1 ano de idade, mudou-se de Frankfurt, Alemanha para os Estados Unidos. Depois de viver seus primeiros anos de infância entre a África do Sul e os Estados Unidos, sua família finalmente se estabeleceu na Califórnia em 1977.

Thiel foi consagrado desde cedo como um gênio matemático e, com apenas 25 anos, obteve dois diplomas em Filosofia e Direito. Em 1996, com a ajuda de amigos e familiares, ele fundou sua primeira empresa, Thiel Capital Management.

No final de 1998, ele lançou junto com Elon Musk e Max Levchin, Paypal, serviço de pagamento eletrônico. Esse empreendimento foi um sucesso retumbante e marcou o início da Thiel em investimentos em tecnologia.

Leia mais sobre Warren Buffett, investidor metódico.

Investimentos de risco

Em 2003, Thiel adquiriu a Palantir Technologies, uma empresa de análise de dados e, em 2004, fez seu “investimento angelical” de US $ 500.000 no Facebook em troca de uma participação de 10,2%.

Esse tipo de investimento é caracterizado por fornecer o capital inicial a uma “start-up” em troca de uma participação na empresa.

Além do apoio financeiro, o investidor adquire um papel de “padrinho” no sentido de que fornece seus conhecimentos de negócios para acompanhar o desenvolvimento da sociedade em que investem.

Dito isto, Thiel percebeu o potencial Facebook e orientou o crescimento inicial da empresa.

Um grande ano

Em 2012, o Facebook e o Paypal fizeram sua oferta pública inicial na Bolsa de Valores de Nova York.

Este foi um ano chave na carreira de Thiel, pois foi concluído com a venda do Paypal ao eBay por US $ 1,5 bilhão, além de 16,8 milhões de ações do Facebook, avaliadas em US $ 638 milhões.

Ao longo de sua carreira, Peter Thiel continuou apostando, de maneira intuitiva, em startups tecnológicas que intuíam seu potencial corretamente na maioria dos casos.

Esta lista de empresas inclui: Spotify, Airbnb, LinkedIn, Yelp, SpaceX, Quora e Asana.

“As empresas mais bem-sucedidas têm uma idéia do futuro muito diferente do presente.”

Sua abordagem como investidor intuitivo, apoiada em sua visão futurista, permitiu a Peter Thiel identificar e aproveitar as melhores oportunidades do mercado financeiro.

E você, gostaria de ser o Peter Thiel?