13/12/2019

Warren Buffett: investidor metódico

O oráculo de Omaha

Warren Buffett, 2019.

Warren Buffett, empresário, investidor metódico e filantropo, é uma das lendas do mundo financeiro que não precisa de introdução.

Apelidado de “oráculo dos investimentos”, graças à sua abordagem visionária, é também um dos homens mais ricos do mundo.

Atualmente, ocupa a 4º posição, com uma fortuna estimada em 87 bilhões de dólares conquistada a partir das suas ações na Berkshire Hathaway, uma empresa na qual ele é CEO e investidor majoritário.

Primeiros passos do sucesso

Nascido em Omaha, Nebraska, Buffett começou sua jornada no mercado financeiro muito novo, comprando suas primeiras ações com apenas 11 anos.

Seu pai, Howard Buffett, congressista e proprietário de uma pequena empresa de consultoria financeira, foi sua principal fonte de inspiração.

Warren, desde jovem, passava os dias observando como os corretores da empresa de seu pai trabalhavam e aconselhavam seus clientes.

Desde o início, ele já demonstrou seu instinto empresarial; na adolescência, trabalhou em vários lugares e reinvestiu todo o dinheiro que ganhou em máquinas de pinball que ele colocava em diferentes negócios da cidade.

Ele se formou na Universidade de Nebraska e terminou sua pós-graduação em finanças na Columbia University. Nesta última, ele conheceu seu grande amigo Benjamin Graham, que o introduziu aos investimentos de valor ou “value investing” em inglês.

Essa estratégia marcou um antes e um depois na sua maneira de investir.

Você quer conhecer mais sobre Sean Parker, famoso investidor agressivo? Clique aqui!

O método: investimentos de valor

Essa estratégia de investimento é baseada no princípio de investir em ativos que estão sendo negociados abaixo do seu valor intrínseco. Isso significa comprar ativos pelo seu valor real e não como pelo que são percebidos em um determinado momento do mercado.

O verdadeiro desafio desse método é definir o valor real das coisas e tentar superar o efeito das más ou das boas notícias sobre o preço, para comprar ou vender quando o ativo está “supervalorizado” ou “subestimado”.

Dito isto, como investidor de valor, Warren Buffett é caracterizado por ter um vasto conhecimento da operação de muitas indústrias.

O sucesso dos seus investimentos depende disso, da compreensão de como as indústrias funcionam e, com base nisso, da determinação do verdadeiro valor delas.

“O preço é o que você paga. Valor é o que você obtém.”

Esta famosa frase resume sua estratégia de investimento, o trabalho do investidor é encontrar a relação entre essas duas características.

Berskshire Hathaway

Em 1962, com apenas 30 anos, Buffett viu potencial em uma empresa têxtil chamada Berkshire Hathaway e decidiu comprar a maioria das suas ações. Ironicamente, esse é um dos investimentos dos quais o multimilionário se arrepende.

Nos anos seguintes, a empresa foi transformada de indústria têxtil em um fundo de investimento.

Nas décadas seguintes e após numerosos investimentos em empresas como: General Electric, AT&T, Coca-Cola, Wal-Mart e Costco; A Berkshire Hathaway se tornou uma das 10 maiores empresas do mundo, avaliada hoje em 392 bilhões de dólares.

“Alguém está sentado na sombra hoje, porque alguém plantou uma árvore há muito tempo”

Warren Buffett, investidor metódico

Warren Buffett, com seus anos de experiência e sua estratégia de “investimento de valor”, criou as bases de investimentos metódicos para se tornar um dos investidores mais bem-sucedidos da nossa época.

Você será o próximo Warren Buffett?