02/07/2020

Caiu a taxa Selic: e agora como investir?

PONTOS-CHAVE

  • É a oitava queda seguida na taxa desde o fim do ano passado;
  • Atingiu (será?) um patamar histórico de 2,5%;
  • A redução da taxa influencia nos juros, nos investimentos e no seu consumo cotidiano.

Primeiramente, vamos entender do que se trata a tão famosa Taxa Selic. A Selic é a taxa básica de juros, que regula e influencia outras taxas, tais como: juros de empréstimos, a inflação e por consequência, os investimentos.

A taxa Selic é ajustada por reuniões do Copom, que é um Comitê que faz parte do Banco Central do Brasil.

Por que taxa Selic cai?

Quando dizemos que caiu a Selic, isso significa que o Banco Central do Brasil quer que a economia volte a se aquecer. 

Assim, a taxa de juros cai e a tendência é que as pessoas façam mais empréstimos, consumam mais etc.

Se você quer ler mais sobre dicas para controlar suas finanças, veja em nosso artigo: 5 dicas para ser seu próprio chefe.

Como ela influencia nos investimentos?

Porque a Selic, como os juros, fazem parte de qualquer título de investimento: no Tesouro, CBD, e até mesmo se você vai fazer um empréstimo no banco ou pedir ucm financiamento de imóvel.

Portanto, se você possui um investimento em renda variável de ações brasileiras ou na Ibovespa, elas também serão afetadas pela taxa Selic.

Taxa Selic e a inflação

A taxa Selic também funciona como uma ferramenta para controle da inflação. Quando ela aumenta, é porque a inflação está alta, e o Governo precisa que haja investimentos nos títulos públicos.

Atualmente, no Brasil, estamos vivendo um momento de deflação (que é o inverso da inflação), e por isso, a Selic está cada dia mais baixa. 

Explicaremos sobre esse fenômeno em outro artigo, mas é muito importante para entender os movimentos dessa taxa e como ela influencia em nosso cotidiano.

PARA TER EM CONTA…

Acima de tudo, é importante ter em conta que existem inúmeras ações e opções de investimentos que não estão atrelados aos juros nacionais.

Aqui na Tradear.com, por exemplo, investimos junto às ações internacionais e bolsas norte-americanas e europeias, que não sofrem com essa movimentação ainda incerta que está tendo a economia brasileira.

Não perca a oportunidade de ganhar sua independência financeira e não deixe que o cenário de recessão ganhe de seus objetivos.

1 Comentários

  1. ESTEFANIA GISELE ALVES 03/07/2020 at 19:08

    Oi

Comentários estão fechados.